Como fazer arroz de cuxá
Ingredientes
- 1 maço de vinagreira;
- 1 dente de alho;
- 1 cebola picada;
- 1 pimentão picado;
- Pimentinha de cheiro a gosto;
- 200 gramas de camarão seco;
- Gergelim torrado a gosto;
- 1/2 kg de arroz branco cozido;
- Azeite de oliva ou de babaçu.
Utensílios
- Liquidificador;
- Panela média.
Modo de Preparo
- Pegue as folhas de vinagreira e dê um choque na água quente para pré-cozinhar até murchar. Em seguida, retire do fogo escorra toda a água;
- Bata as folhas com o lado da faca que não é afiado ou processe no liquidificador com um pouco de azeite; adicione 50 gramas de camarão seco e um dente de alho, até virar um creme;
- Refogue no azeite a cebola, o pimentão e a pimenta de cheiro, depois coloque o restante do camarão seco, um pouco do gergelim e o creme da vinagreira, mexendo sempre para incorporar o refogado;
- Acrescente aos poucos o arroz já previamente cozido, se preferir, pode ir adicionando mais gergelim para a finalização.
Super Dicas
Dá para fazer um Cuxá Vegano?
Dá sim e é muito simples! É só substituir o camarão por outros ingredientes, como o tomate cereja que dá um sabor ímpar ao prato.
Sendo assim, ao invés de picar o pimentão, corte em tiras grandes, você pode misturar o pimentão vermelho, com o amarelo e o verde, como também, adicionar uma xícara de tomates cerejas à receita e o camarão nem vai fazer falta, ainda mais se você colocar 3 colheres de cebolinha verde picada, é opcional, mas faz toda a diferença no sabor.
Mas afinal, o que é o Cuxá?
O Cuxá é um molho típico da culinária Maranhense, é feito com a vinagreira, camarão seco, farinha seca e gergelim, além da pimenta-de-cheiro, que dá um toque especial ao molho.
Já sabe a história do Cuxá?
A palavra Cuxá é de origem indígena, uma junção de duas palavras tupis o ku, que quer dizer “conserva”, e a palavra xai, que se refere ao “azedo” da vinagreira.
O Cuxá é um prato que reflete as heranças existentes na cultura Maranhense, hábitos que têm origens tanto portuguesas, quanto africanas e indígenas, um legado que corresponde à ancestralidade que compõe o estado do Maranhão.